terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A VERGONHA DE SER CURITIBANO


Pensava cá com meus botões o quanto eu me orgulhava da minha cidade natal. Da "Capital Ecológica", da "Cidade Sorriso" até mesmo da "Capital das Quatro Estações Num Dia".
Sentia orgulho da "Curitiba Referência Cultural", onde os grandes espetáculos teatrais estreavam, pois rezava a lenda que se uma peça tivesse boa acolhida do exigente público curitibano seria sucesso na certa.
A Curitiba de hoje não é mais ecológica. É fisiológica. Empurrada para o esgoto graças à política local.
O infeliz episódio sobre a visita dos diretores da Universidade de Roma Tor Vergata me envergonha em saber que temos vereadores tão ignorantes quanto sujos. Os italianos foram tratados com descaso por um bando de idiotas - a maioria sequer sabe o que é uma universidade, diga-se de passagem - simplesmente pelo fato de que os ilustres visitantes eram convidados de uma vereadora da oposição.
Entre piadinhas de mau gosto, a pior foi do personagem principal dos escândalos atuais, João Cláudio Derosso. "-Vieram entregar uma pizza?", indagou o distinto. Na verdade a pizza foi entregue na semana passada, ilustre edil. Quando arquivaram as denuncias contra "vossa excelência" e lhe deram férias, tudo pago pelo bom povo curitibano, de quem ainda nutro alguma simpatia...
Sinto vergonha desta troca de favores, do tráfico de influências e de outras formas ilícitas de legislar. Me enoja a política de compadres, o coronelismo velado, o mensalão do Grupo Pró Cidade e a gestão vitalícia do João "Bafo-de-Onça" Derosso.
A caterva que apóia uma gestão repleta de escândalos faz pouco caso também da população. Quando veremos uma mudança radical nesta política local? Como recuperar o orgulho de ser curitibano se damos poder a este tipo de gente?
Enquanto a população não enxergar a podridão que se esconde por baixo do verde e do petit-pavé, lutar e exigir mudanças, continuarei sentindo vergonha. Só que desta vez do povo curitibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário