terça-feira, 24 de maio de 2011

A Velha Boleteira

Em 1977, eu então com 11 anos, fui morar com a família em Cascavel, oeste paranaense. Meu pai era vendedor de medicamentos (ou representante de laboratório) e trabalhava naquela região. A distância de mais de 500 km da esposa e dos filhos facilitou a decisão. Mudamos, de mala e cuia, para a "Capital do Oeste".

Para mim, foi uma tragédia. Pré adolescente, nascido e criado em Curitiba, morar na "cloaca do planeta" era o fim da picada. Na minha mente eu me tornaria um jacu completo aos 13 anos, teria minha primeira relação sexual com uma ovelha ou cabrita aos 14 e casaria aos 15. Com uma mulher. A cabrita e a ovelha seriam apenas meus animais de estimação...

Com o passar dos meses vi que morar no interior até que tinha suas vantagens. O custo de vida era baixo, o povo simples e acolhedor fazia amizade facilmente, diferente dos curitibanos.

Cascavel era uma cidade em franco crescimento. Muitos gaúchos haviam se estabelecido na região. Acabei me acostumando com uma cidade que tinha apenas dois cinemas, nenhum zoológico ou similar, moleques xingando um ao outro de "guampudo" ou "tió véio", ou terminando sentenças com expressões do tipo "bah" e "tchê".

Vez ou outra meu pai me levava em viagens de trabalho, mas só quando ele não precisava pernoitar. Lembro das belas paisagens cheias de pasto, o gado, os trigais e as plantações de soja.

Tínhamos alguns parentes em Foz do Iguaçu. Um primo do meu pai, se não me falha a memória. Nas férias, meu pai levava a família para compras no Paraguai ou na Argentina. Era o meu passeio favorito, pois sempre fui aficcionado por carrinhos Matchbox e meu pai sempre trazia novidades do país vizinho. 

Certa vez, numa viagem em que fomos apenas eu e meu irmão Luiz, tivemos a autorização do meu pai para conhecermos as cataratas. Como meu pai estava a trabalho, a tarefa de nos escoltar até aquela maravilha da natureza recaiu sobre nosso primo Jacques, que morava em Foz. 

Meu pai nos levou até a rodoviária de onde saía o ônibus que ia até as cataratas. Sua preocupação era óbvia, pois a rodoviária de uma cidade fronteiriça tinha lá seus perigos. Na época o terror dos pais era a maconha e a boleta. Profissional do ramo farmacêutico, meu pai nos alertou sobre os perigos dos psicotrópicos. "-Não aceitem pacotes ou sacolas de ninguém! Pode ser boleta ou maconha!", alertou ele. 

Eu e meu irmão ficamos ali, no meio da rodoviária de Foz do Iguaçu esperando o primo Jacques, que foi comprar as passagens de ônibus até as cataratas. Subitamente, uma senhora que aparentava uns 65 anos aproximou-se, cheia de sacolas e pacotes. Meio desesperada, ela pôs-se a falar, algo mais ou menos assim:
-Hijo! Hijo! Tengo que ir a la boleteria para comprar una boleta de autobús! Ayúdame, mantene esta bolsa! 

Não entendi lhufas do que ela disse. Mas a menção das palavras "boleteria" e "boleta" acendeu o sinal de alerta na minha cabeça. Imediatamente comecei a me afastar da velhota! Não iria ser estúpido a ponto de segurar sacos com drogas! Pensei comigo: "-Malditos traficantes que usam velhinhas e crianças para passar entorpecentes pela fronteira!". 

-Niño! Voy perder la autobús! Ayuda-me acá, voy comprar la boleta!, dizia a idosa, mais nervosa do que antes. 

Mandei a velhinha tomar naquele lugar e coloquei as mãos para trás, dando a entender que não iria ajudá-la. Foi quando meu primo chegou e perguntou o que estava acontecendo. 

-Esta velha filha da puta quer passar boleta pra gente! disse para meu primo. A velhinha conversou com o Jacques, que falava o espanhol da fronteira. Foi aí que ele me esclareceu: 

-Não, seu burro! Ela quer comprar a passagem de ônibus para o Paraguai! "Boleteria" é bilheteria, seu idiota! Ela pediu pra você segurar a sacola pra poder compra a passagem. 

E apontou para o local onde vendiam as passagens. Estava na placa em bilingue: "Bilheteria - Boleteria". Envergonhado, pedi desculpas à senhora e ajudamos ela a compra o tal bilhete. 

Neste dia superei a mim mesmo: me tornei um jacu completo aos 12 e não aos 13 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário