terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Complexo de Peter Potamus


Nunca tive filhos. Na verdade nunca entendi por que tê-los. Por exemplo, como as mulheres podem dizer que cuidar de uma bolinha de carne que chora, mija e caga a todo instante é "padecer no paraíso"?
Mas fui abençoado com sobrinhos. Sou o Tio Polaco, aquele que ensina palavrões, deixa os piás lerem Playboy e fala para as sobrinhas curtirem a vida. "-Só não engravidem!", recomendo sempre para o horror dos pais.
Alguns dos meus sobrinhos são metidos a artistas (como eu) e têm outros que até trabalham. Dentre eles tem a Francine. Lindíssima, inteligente, vinte e tantos anos, batalhadora e está se formando em nutrição. Aliás, eu já encomendei para ela uma dieta hipocalórica a base de cerveja e churrasco. Até agora nada.
Quando a Fran tinha seus 5 ou 6 anos de idade (anos 90, muito antes do fascínio dela pelos piercings e tatuagens) ela era uma figura. Tinha tiradas fantásticas, involuntárias pela sua ingenuidade. Certa manhã de sábado, enquanto eu convalescia no sofá da sala da "via sacra" (Kappelle - Hermes Bar - Porão do Noel Rosa - Kappelle - Waldo - Gato Preto), percebi que a Fran estava em pé no sofá ao meu lado. Medindo de cima a baixo, os olhinhos dela percorriam meu corpo enquanto a boca dela ensaiava algum comentário. "-Aí vem", pensei comigo.
Não deu outra.
- Tio Polaco... por que você é tããããoooo gordo? - perguntou ela.
Com a cabeça latejando e o fígado azedo do porrete, eu não estava para muito papo, ainda mais explicar para uma criança de 6 anos sobre minha disfunção endócrina. Resolvi então confundir a curiosa Fran:
- O tio sofre de hipotireoidismo, uma deficiência do sistema endócrino onde a tireóide para de produzir um hormônio que ajuda o metabolismo.
Ela ficou calada por um instante, matutando. "-Otária!", pensei comigo!
Não demorou muito e ela me nocateou com esta:
- Ahhhh, entendi. "Hipo" é por causa do "HIPOPÓTAMO", né?
Daí eu já não sabia mais se beijava ou estrangulava a pestinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário